No dia 26 de agosto, na República Democrática de São Tomé e Príncipe, teve lugar a assinatura de um Programa de Cooperação entre o Ministério da Justiça, da Administração Pública e Direitos Humanos da República Democrática de São Tomé e Príncipe e o Ministério da Administração Interna da República Portuguesa.
O programa de cooperação foi formalizado pela Inspetora-Geral da Administração Interna, Juíza Desembargadora Anabela Cabral Ferreira, em representação de Sua Excelência a Ministra da Administração Interna, Juíza Conselheira Margarida Blasco, e pelo Inspetor-Chefe Velásio Amado, em representação de Sua Excelência a Ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos da República Democrática de São Tomé, Dra. Ilza Amado Vaz, também presente no evento.
Este programa visa a capacitação de recursos, a implementação de processos e metodologias de gestão processual e o desenvolvimento tecnológico.
Na sua deslocação a São Tomé e Príncipe, a Inspetora-Geral da Administração Interna foi recebida por Sua Excelência o Primeiro-Ministro Dr. Patrice Trovoada. Teve oportunidade de reunir com o Ministro da Defesa e Administração Interna, Dr. Jorge Amado, com o Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Juiz de Direito Wilsene de Barros e de conhecer a Direção dos Serviços Prisionais e Reinserção Social.