A Inspeção-Geral da Administração Interna organizou conferência intitulada A Integridade entre o Direito e a (Boa) Ciência da Administração, destinada à discussão de variados aspetos da gestão de riscos de integridade pública, e que decorreu na manhã do passado dia 14 de novembro de 2019 no auditório da Administração Interna sito na Praça do Comércio (Ala Oriental), em Lisboa.
Esta conferência, reservada a dirigentes e pessoal técnico de serviços integrados no Ministério da Administração Interna, bem como a cadetes–alunos de instituições de ensino superior militar e policial, contou com a presença institucional do Conselho de Prevenção da Corrupção, com cinco preletores de reconhecida competência académica e profissional e com uma centena de participantes.
Os trabalhos e debate, respetivamente conduzidos pela Inspetora–Geral, Desembargadora Anabela Cabral Ferreira, e moderado pelo Subinspetor–Geral, Dr. José Vilalonga, foram grandemente dignificados pela presença, na abertura, de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, e, no respetivo encerramento, do Excelentíssimo Presidente do Tribunal de Contas, Juiz–Conselheiro Vítor Caldeira.
O programa integrou as seguintes preleções e apresentação institucional:
09h30 : PRELEÇÕES
09h30–09h45 | Professor Doutor José Fontes
Integridade e atividade policial no século XXI
09h45–10h00 | Professor Doutor António João Maia
Cidadania, gestão pública e prevenção da corrupção
10h00–10h15 | Professor Doutor José Miguel Pinto dos Santos
A importância de um casco duplo na prevenção de naufrágios na integridade organizacional
10h15–10h30 | Major–General José Luís de Sousa Dias Gonçalves
A gestão de riscos de integridade — O caso particular da GNR
10h30–10h45 | Superintendente–Chefe José Emanuel de Matos Torres
A Análise de Riscos enquanto ferramenta de prevenção de ilícitos em procedimentos de contratação pública menos concorrenciais: ensaio aplicacional
11h30 : APRESENTAÇÃO PELO CONSELHO DE PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO
Juiz–Conselheiro José F. F. Tavares
Secretário–Geral do Conselho de Prevenção da Corrupção e Diretor–Geral do Tribunal de Contas
Dr. João Amaral Tomaz
Conselheiro do Conselho de Prevenção da Corrupção