Sign In

Formação

26.jpg​​​E​ntre os dias 26 de maio e 3 de junho, uma delegação da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) esteve em São Tomé e Príncipe no âmbito do Programa de Cooperação assinado com o Ministério da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos daquele país, em agosto de 2024.

A missão incluiu uma ação de formação destinada a quadros locais, focada em processo disciplinar, auditoria e gestão processual, no contexto da Estratégia de Reforma da Administração Pública (ERAP) 2023-2030. A formação teve lugar no Instituto Nacional para a Promoção da Igualdade e Equidade de Género.

A delegação da IGAI, composta pelo Inspetor-Geral Pedro Figueiredo, pela Inspetora Mónica Girão, pelo Inspetor Luís Fonseca e pela Coordenadora Carla Gaio, realizou também visitas institucionais à Embaixada de Portugal, à Direção Nacional da Administração Pública, à Procuradoria-Geral da República e ao Comando-Geral da Polícia Nacional.

Participaram na formação inspetores/as das áreas da educação, saúde, finanças, migração e da Região Autónoma do Príncipe.

A Ministra da Justiça, Assuntos Parlamentares e Direitos da Mulher, Vera Cravid, presidiu à sessão de encerramento, destacando a relevância da parceria entre a IGAI e o IAP no reforço dos mecanismos de controlo interno, da ética na administração pública, dos mecanismos de controlo interno, o reforço da ética no serviço público e a melhoria da eficácia na aplicação das normas e procedimentos administrativos.

Formação Faro.png​No dia 25 de junho, teve lugar a última ação de formação destinada a Comandantes de destacamentos/postos da Guarda Nacional Republicana e de divisão/esquadras da Polícia de Segurança Pública ministrada pela IGAI no âmbito no Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro.

A Ação de Formação contou com a presença de Sua Excelência a Ministra da Administração Interna, Juíza Conselheira Margarida Blasco, que presidiu à sessão de abertura e do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau.

Na mesma ocasião estiveram presentes o 2º Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Paulo Jorge Alves Silvério, em representação do Comandante-Geral, e o Diretor Nacional Adjunto da PSP, Superintendente Pedro Neto Gouveia, em representação do Diretor Nacional.

Na sequência do convite formulado aos membros da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direito​​​s, Liberdades e Garantias, compareceu ainda o Senhor deputado João Paulo Graça.


​​

​Em execução do Plano de Prevenção das Manifestações de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, o Subinspetor-Geral ministrou, a elementos do SEF, nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro, quatro ações de formação subordinadas ao tema “Prevenção de Manifestações de Discriminação".
Sobre o mesmo tema e no mesmo âmbito estão agendadas para o dia 10 de dezembro duas ações de formação destinadas a militares da GNR.​


portugal_guinebissau.pngNo âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial com a República da Guiné-Bissau, decorreu em Bissau, de 5 a 8 de dezembro de 2016, uma ação de formação subordinada ao tema "Auditoria, Processos Inspetivos e Fiscalização". Esta ação foi ministrada por formadores desta Inspeção-Geral, os inspetores Pedro Figueiredo e Jorge Costa Santos, teve como destinatários inspetores da Inspeção-Geral do Ministério do Interior, da República da Guiné-Bissau. 

De acordo com o resultado dos instrumentos de avaliação da fo​rmação aplicados, a formação foi profíc​ua e teve muito boa aceitação, sendo manifesto o anseio para que este tipo de ação possa ser repetido e aprofundado futuramente.

(2016-12-09) Agradecimento Guine-Bissau pela Formacao IGAI.pdf

​A convite da Direção da Academia Militar a Senhora Inspetora-Geral da Administração Interna, no âmbito do Mestrado em Direito e Segurança, ministrou no Instituto de Estudos Estratégicos Militares, um curso de formação aos alunos da turma B que versou sobre a interdependência entre as noções liberdade e segurança e respetivo impacto na vida dos cidadãos.​

(2013-11-04) Intervencao IG Margarida Blasco Mestrado Direito Seguranca.pdf

​A convite do Senhor Comandante da Academia Militar, Major General Coimbra e, em jeito de partilha de reflexões, partilha que se insere no sentido de Estado e responsabilidade cívica, numa perspetiva de solidariedade institucional foi ministrado o presente Curso aos Oficiais da GNR, tendo como cerne a harmonização da relação entre os conceitos constitucionais, liberdade e a segurança, em democracia, e respetiva interdependência dos dois conceitos, atento o respetivo impacto na tutela efetiva dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. 

(2013-06-05) Intervencao IG Margarida Blasco Curso Oficiais GNR.pdf
A convite da Direção do Instituto de Segurança de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e. tendo em conta a partilha e solidariedade institucional, a Senhora Inspetora-Geral da Administração Interna, ministrou um curso de formação aos cadetes e aspirantes, o qual versou sobre a interdependência entre a necessidade do alcance de equilíbrio entre as noções da  liberdade e da segurança, tendo em conta o respetivo impacto na vida dos cidadãos, com vista a assegurar a manutenção da ordem pública.​​